Pular para o conteúdo

Dicas de como melhorar a cólica menstrual em casa: Confira!

Se você sofre com as dores da menstruação, saiba que não está sozinha. Muitas mulheres passam por esse desconforto todos os meses, e nem sempre os remédios são suficientes para aliviar os sintomas. Mas não se desespere! Existem algumas dicas simples e naturais que podem te ajudar a melhorar as cólicas menstruais em casa. Veja só:

Aplique calor na região abdominal

Você pode usar uma bolsa térmica, uma toalha quente ou até mesmo uma garrafa de água morna. O calor ajuda a relaxar os músculos do útero e a diminuir as contrações que causam a dor.

Faça uma massagem suave na barriga, nas costas e nas pernas

Use um óleo ou um creme hidratante para facilitar os movimentos. A massagem estimula a circulação sanguínea e libera endorfinas, que são hormônios que promovem o bem-estar e o alívio da dor.

Tome um chá de ervas

Algumas plantas têm propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes, que podem ser benéficas para as cólicas menstruais. Alguns exemplos são: camomila, erva-doce, gengibre, hortelã e canela. Evite chás com cafeína, pois eles podem aumentar a tensão muscular e a irritabilidade.

Pratique exercícios físicos leves

Pode parecer contraditório, mas se movimentar pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais. Isso porque os exercícios liberam endorfinas e melhoram o fluxo sanguíneo na região pélvica. Opte por atividades de baixo impacto, como caminhada, alongamento, ioga ou pilates.

Mantenha uma alimentação saudável

Alguns alimentos podem piorar ou melhorar as cólicas menstruais, dependendo do seu efeito no organismo. Evite alimentos gordurosos, frituras, doces, salgados e bebidas alcoólicas, pois eles podem causar inflamação e retenção de líquidos. Prefira alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes e oleaginosas. Eles ajudam a regular o intestino, a combater os radicais livres e a reduzir as cólicas.

Essas são algumas dicas de como melhorar as cólicas menstruais em casa, de forma natural e sem gastar muito. Mas lembre-se: se as dores forem muito intensas ou persistentes, procure um médico ginecologista para avaliar a sua saúde e descartar possíveis problemas mais graves. Afinal, cuidar de você é o melhor remédio!