Você sabe o que são agentes patogênicos? Neste post, vamos explicar o que são esses organismos, quais são os principais tipos, como eles causam doenças e como podemos nos prevenir deles.
Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
Eles provocam a doença diretamente pela sua multiplicação ou pela liberação de toxinas do seu metabolismo. O agente patogênico só causará a doença se conseguir penetrar no sistema imunológico do hospedeiro.
Os agentes patogênicos podem nos contaminar de diversas formas, como por exemplo: pelo ar (doenças respiratórias), pela relação sexual (DSTs – doenças sexualmente transmissíveis), placentária (transmissão vertical).
Quais são os principais agentes patogênicos?
Os agentes patogênicos mais comuns são: vírus, bactérias, fungos e protozoários.
Vírus
Os vírus são os agentes patogênicos mais simples e precisam obrigatoriamente invadir as células hospedeiras para se reproduzir e realizar o seu metabolismo. São formados por DNA ou RNA. Pode causar doenças no homem (AIDS), animais (raiva) e plantas (vírus do mosaico do tabaco).
Bactérias
As bactérias são seres unicelulares (formadas por uma única célula). Muitas bactérias são benéficas ao ser humano, mas algumas são extremamente perigosas, podendo levar à morte. Como exemplo podemos citar as bactérias causadoras do tétano (Clostridium tetani), tuberculose (Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch) e lepra (Mycobacterium leprae).
Fungos
Os fungos são organismos unicelulares ou pluricelulares (formados por mais de uma célula) que possuem vários tipos de reprodução. O fungo Histoplasma capsulatum é o agente patogênico da histoplasmose, uma micose pulmonar adquirida principalmente após o contato com fezes de animais contaminadas (principalmente morcegos).
Protozoários
Os protozoários são seres unicelulares e que possuem vida parasitária. Algumas poucas dezenas causam doenças no homem. Como exemplo, podemos citar o Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.
Como se prevenir dos agentes patogênicos?
A infecção pelo agente patogênico pode ser prevenida através do uso de vacinas. E após a instalação da doença, ela pode ser combatida por medicamentos específicos.
Além disso, algumas medidas de higiene e cuidado podem ajudar a evitar o contato com os agentes patogênicos, como:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Evitar compartilhar objetos pessoais como copos, talheres e escovas de dente;
- Usar preservativo nas relações sexuais;
- Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los;
- Beber água filtrada ou fervida;
- Manter os ambientes limpos e ventilados;
- Evitar o contato com animais doentes ou desconhecidos;
- Seguir as orientações médicas e tomar os remédios conforme a prescrição.
Esperamos que este post tenha sido útil para você entender melhor o que são agentes patogênicos e como se proteger deles.